Quando se trata de escolher entre PVC (Policloreto de Vinila) e uPVC (PVC não plastificado), é importante entender suas diferenças e usos específicos. O PVC existe desde meados do século 20. Ele pode ser usado em portas, janelas, esquadrias, tubulações e muitos outros itens. Esse material é flexível, resistente, durável e econômico. Além disso, tem boa eficiência térmica e acústica.

O PVC é frequentemente utilizado na fabricação de esquadrias de janelas devido às suas características vantajosas. O PVC é um material rígido e estável, o que significa que as esquadrias de janelas feitas com PVC tendem a manter sua forma ao longo do tempo. Ele não sofre deformações, como empenamento ou flexão, mesmo quando exposto a condições climáticas extremas.

Um primo próximo, o uPVC, é semelhante a ele, mas com uma diferença: o uPVC passa por um processo de modificação para torná-lo rígido e mais resistente a influências externas. Ele é usado principalmente na fabricação tubulações porque é altamente durável e resistente a corrosão, aos raios UV e agentes químicos.

A diferença entre PVC e uPVC

Existe apenas um fator que distingue ambos os materiais. O PVC contém BPA e ftalatos, que são dois plastificantes que o tornam mais flexível.  O “u” em uPVC significa “não plastificado” e, como não possui esses materiais extras, o uPVC é frequentemente chamado de plástico rígido.

Em grande parte do mundo, exceto nos Estados Unidos, o uPVC é usado mais amplamente para tubos de água do que o PVC. Os materiais extras conferem ao uPVC resistência superior à erosão química, e suas paredes internas lisas permitem que a água flua mais suavemente com menos turbulência. O uPVC também é resistente a uma faixa mais ampla de temperaturas do que o PVC.

Nos Estados Unidos, o PVC é o plástico preferido para canos de esgoto e transporte de água não potável. Nem o PVC nem o uPVC são adequados para tubulações de água residenciais. Essa função é cumprida pelo cPVC, ou cloreto de polivinila clorado.

PVC vs. cPVC

Assim como o uPVC, o cPVC também é um primo próximo do PVC. Todos os três produtos são termoplásticos, mas enquanto o uPVC é um PVC alterado pela omissão de plastificantes, o cPVC foi alterado por uma reação de cloração por radicais livres que aumenta seu teor de cloro. Essa simples modificação torna o cPVC capaz de suportar temperaturas mais altas.

O PVC é classificado para uso em temperaturas de até 140°F, enquanto o cPVC é classificado para temperaturas de até 200°F. Isso torna o cPVC mais adequado para sistemas de água quente do que o PVC.

A escolha entre PVC e cPVC depende da aplicação específica e das condições em que o material será utilizado. O cPVC tem uma maior resistência química em comparação com o PVC. É mais adequado para aplicações em que há exposição a produtos químicos agressivos, como ácidos e bases fortes.

O cPVC também tem uma maior capacidade de suportar pressões mais altas do que o PVC. Isso o torna adequado para aplicações em que é necessário um sistema de tubulação que suporte altas pressões.

O cPVC é geralmente mais fácil de ser instalado do que o PVC. Isso ocorre porque ele utiliza um solvente especializado para união das tubulações.. Além disso, tem uma maior tolerância a erros de instalação, o que facilita o processo de montagem.

uPVC é PVC rígido

O uPVC é um material de construção mais rígido do que o PVC. Os produtos químicos que tornam o PVC mais flexível e, portanto, são deixados de fora do uPVC, são o BPA (bifenol A) e os ftalatos.

O CPVC é geralmente mais fácil de ser instalado do que o PVC. Isso ocorre porque o CPVC utiliza um solvente especializado para união das tubulações, enquanto o PVC requer o uso de adesivos de PVC. Além disso, o CPVC tem uma maior tolerância a erros de instalação, o que facilita o processo de montagem.

É importante ressaltar que a qualidade e o desempenho das esquadrias de janelas de PVC podem variar dependendo do fabricante. Portanto, ao escolher esquadrias de janelas de PVC, é recomendável procurar produtos de alta qualidade

Conheça a Fin Esquadrias

As construtoras que transformam em realidade projetos arquitetônicos para clientes que desejam construir ou reformar imóveis, precisam conhecer a Fin Esquadrias. Todos os nossos produtos atendem as diferentes exigências da arquitetura atual. São Janelas, Portas, Esquadrias de PVC entre outros com design arrojado, proporcionando mais qualidade, funcionalidade e satisfação aos clientes. Nossos projetos personalizados são elaborados para deixar seu ambiente em perfeita harmonia.

Localizada em Flores da Cunha, a Fin Esquadrias atende toda a Serra Gaúcha, litoral e grande Porto Alegre.

Veja também: Portas e janelas de PVC é a melhor escolha para obras comerciais