O PVC possui uma versatilidade que ajuda arquitetos e designers a atender às diversas necessidades dos projetos da arquitetura moderna. Ele também é amplamente utilizado em reformas, onde frequentemente substitui materiais tradicionais como alumínio e madeira em portas e janelas.

O cloreto de polivinila, também conhecido como vinil ou simplesmente PVC, é o terceiro plástico mais produzido no mundo. Devido a combinação de propriedades técnicas exclusivas, reciclabilidade e acessibilidade, esse material é usado para uma variedade de aplicações.

No entanto, ele é originalmente um material de construção. Isso porque 50% de todo o PVC produzido no Brasil vai para esquadrias de janelas, portas, canos e outros produtos de construção. Um material que já é líder no mercado de construção europeu e tem tudo para ganhar cada vez mais popularidade no Brasil.

O que são esquadrias?

Esquadrias são elementos envolvidos na construção civil muito usados em portas, janelas, venezianas e outros, sendo responsáveis por fechar e vedar as aberturas nas paredes de casas ou edificações. Isso proporcionando isolamento térmico, acústico, segurança e controle da entrada de luz.

As esquadrias podem ser feitas de diferentes materiais, como madeira, alumínio, aço, PVC e outros. Cada material tem suas características específicas em termos de durabilidade, resistência e isolamento térmico.

As esquadrias desempenham um papel importante no conforto e na funcionalidade do local onde estão instaladas, além de contribuir para a estética do projeto arquitetônico. Elas podem ser projetadas de acordo com as necessidades específicas de cada ambiente, oferecendo diferentes tipos de abertura, como janelas de correr, basculantes, pivotantes, entre outras.

Além disso, as esquadrias podem receber vidros, que também desempenham um papel fundamental nas propriedades térmicas e acústicas do ambiente, além de permitir a entrada de luz natural.

Os vidros utilizados nas esquadrias podem ser simples, laminados, temperados ou duplos, garantindo diferentes níveis de isolamento e segurança. No geral, as esquadrias são essenciais na construção civil, pois tem características que superam outros materiais.

Por que escolher esquadrias de PVC?

As esquadrias de PVC são a escolha preferida quando se trata de instalação de novas janelas, quer seja na renovação do ambiente ou em projetos recém inaugurados. As janelas com esse tipo de esquadria dura mais tempo e economizam energia.

O PVC está substituindo os materiais tradicionalmente usados na fabricação de esquadrias, como a madeira e o alumínio. Durabilidade e um excelente histórico de utilização fazem com que ele continue sendo o polímero mais importante para o setor da construção. Suas ótimas propriedades isolantes também contribuem para isso.

O PVC é resistente a intempéries, apodrecimento, corrosão química, choque e abrasão. É, portanto, a escolha preferida dos arquitetos e designer na criação de projetos para seus clientes. Estima-se que os tubos de PVC tenham uma vida útil de até 50 anos.

Saiba mais: Motivos para usar janelas de PVC em empreendimentos comerciais

Forte, fácil de instalar e seguro

A boa resistência mecânica e à abrasão, bem como o peso leve e a tenacidade do PVC são as principais vantagens técnicas para seu uso em aplicações de construção. Esse material pode ser cortado, moldado, soldado e unido facilmente em uma variedade de estilos.

O PVC é um polímero inerte não tóxico. É um recurso socialmente valioso que está sendo usado por mais de meio século. É também o plástico mais pesquisado e testado do mundo. Ele atende a todos os padrões internacionais de segurança e saúde.

O PVC tem sido um material popular para aplicações de construção por décadas devido às suas propriedades físicas e técnicas que oferecem excelentes vantagens. O excelente isolamento térmico de janelas, revestimentos e coberturas de PVC ajuda a aumentar significativamente a eficiência energética.

Por que usar esquadrias de PVC?

– É um isolante térmico muito eficiente.

– Não requer manutenção, apenas limpeza ocasional com um pano macio, água morna e sabão neutro.

– Resistente a intempéries, ambiente salino, poluição, etc. Portanto, é uma boa opção para construções no litoral.

– Resistente à radiação UV, não amarela e nem descolore.

– Tem uma longa vida útil.

– É um material auto-extinguível, ou seja, não propaga o fogo em caso de incêndio.

Veja também: Portas internas de PVC como opção em obras de edifícios

Conheça a Fin Esquadrias 

As construtoras que transformam em realidade projetos arquitetônicos para clientes que desejam construir ou reformar imóveis, precisam conhecer a Fin Esquadrias. Todos os nossos produtos atendem as diferentes exigências da arquitetura atual. São Janelas, Portas, Esquadrias de PVC entre outros com design arrojado, proporcionando mais qualidade, funcionalidade e satisfação aos clientes. Nossos projetos personalizados são elaborados para deixar seu ambiente em perfeita harmonia.

Localizada em Flores da Cunha, a Fin Esquadrias atende toda a Serra Gaúcha, litoral e grande Porto Alegre.