A indústria de construção civil costuma usar muito o PVC porque é um material resistente e durável, com alto nível de versatilidade. O PVC é auto-extinguível, sendo que tem uma temperatura de ignição de 390 graus Celsius (734 graus Fahrenheit) para pegar fogo.

Auto-extinguível significa ‘a capacidade de um material parar de queimar uma vez que a fonte da chama tenha sido removida’. O PVC é um tipo de plástico popular com muitos usos diferentes.

A crescente utilização desse material nas últimas seis décadas na construção e decoração levou a uma avaliação minuciosa do seu comportamento ao fogo que mostra suas vantagens sobre muitos outros materiais.

Uma dos grandes benefícios de usar PVC em uma obra é o fato de ele ser quase tão forte quanto um cano de metal. O PVC (policloreto de vinila) é um dos polímeros sintéticos de plástico mais produzidos no mundo.

Ele não enferruja e nem mesmo corrói como alguns metais. Como termoplástico, o PVC é super fácil de moldar em praticamente qualquer formato necessário.

Classificação de inflamabilidade

A classificação oficial de inflamabilidade do PVC é UL 94 V-0, o que significa que é considerado um material auto-extinguível, ou seja, ele retarda as chamas. Isso porque é composto de um aditivo especifico para esse fim. Ao não propagar as chamas, o PVC se torna mais seguro em diferentes tipos de construções, seja residencial ou empresarial.

A menos que você mantenha uma porta ou janela de PVC sob forte calor e chamas intensas, ele não queimará totalmente. Para pegar fogo, ele precisa atingir uma temperatura bem alta e mesmo assim a propagação é lenta.

Em comparação com outros materiais de construção ele queima menos. Por exemplo, a madeira pega fogo quando atinge temperaturas muito mais baixas (500 graus Fahrenheit).

Os aditivos que compõe o PVC fazem com que ele demore mais tempo para entrar em combustão. Isso reduz a velocidade de queima e emissão de fumaça.

Veja também: Razões para apostar no PVC em portas e janelas

O que o PVC libera quando queimado?

Quando é queimado, o PVC pode liberar água (H2O), monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e cloreto de hidrogênio (HCl). O plástico é composto por uma longa cadeia de hidrocarbonetos. Ou seja, é feito principalmente de hidrogênio e carbono.

Quando você queima hidrogênio, obtém monóxido de di-hidrogênio ou, como é mais conhecido, água. Então, quando você queima carbono, obtém monóxido de carbono e dióxido de carbono. O dióxido de carbono é o gás que você respira o tempo todo.

Não é tóxico por si só, mas se o seu espaço se encher de dióxido de carbono e expulsar o ar normal, você não conseguirá respirar. (Ele pode deslocar o oxigênio que você precisa para respirar).

O monóxido de carbono, por outro lado, pode até ser fatal. Ele se liga ao sangue no receptor de oxigênio e não pode ser desalojado. Portanto, é muito perigoso.

Também é importante notar que outro subproduto da queima do PVC é o cloreto de hidrogênio. Quando ele é misturado com água forma o ácido clorídrico.

Estudos mostram que as características de baixa propagação de chama/baixa liberação de calor do PVC tendem a exibir também baixa liberação de fumaça. Porém, vale lembrar que em caso de incêndio, não respire a fumaça.

PVC contribui para a segurança contra incêndios

A maioria das formulações de PVC não são apenas difíceis de inflamar, elas se extinguem automaticamente quando a fonte de chama é removida devido aos altos níveis de cloro presentes no PVC. Isso torna ele particularmente adequado para aplicações rígidas, como janelas, portas e esquadrias, sendo um fator positivo para a segurança contra incêndios.

Raramente produz gotículas ou detritos em chamas, que são uma das principais causas de propagação de chamas. A liberação de calor é um fator chave em relação à segurança contra incêndio.

Os dados sobre a medição das taxas de pico de liberação de calor (PHRR) e os valores do índice de desempenho ao fogo (FPI), mostram que os materiais de PVC ‘se comportam bem’ quando comparados a outros polímeros e madeira.

Veja também: Razões para mudar para portas de PVC

Conheça a Fin Esquadrias

As construtoras que transformam em realidade projetos arquitetônicos para clientes que desejam construir ou reformar imóveis, precisam conhecer a Fin Esquadrias. Todos os nossos produtos atendem as diferentes exigências da arquitetura atual. São janelas, portas, esquadrias de PVC entre outros com design refinado, proporcionando mais qualidade, funcionalidade e satisfação aos clientes. Nossos projetos personalizados são elaborados para deixar seu ambiente em perfeita harmonia.

Localizada em Flores da Cunha, a Fin Esquadrias atende toda a Serra Gaúcha, litoral e grande Porto Alegre.