Cada vez mais as construtoras estão escolhendo esquadrias de PVC para seus projetos comerciais e residências. Desde condomínios até empreendimentos corporativos recebem o requinte e a sofisticação de esquadrias fabricadas desse material.
Até mesmo portas e janelas são opções para imóveis construídos a partir da planta. E isso se deve, não só ao seu design atraente, diferente de outros materiais como o alumínio e a madeira, mas também porque aumentam o nível de vedação em termos de isolamento térmico e acústico.
Essas soluções adaptam-se muito bem às novas tendências ecológicas e de economia de energia, seja em novas obras ou em reformas. Além disso, devem apresentar os valores de isolamento exigidos pelos órgãos reguladores, bem como certificados de qualidade. Felizmente, as esquadrias de PVC atendem perfeitamente a todos esses padrões. A evolução do PVC foi tão rápida que já é um elemento comum em qualquer canteiro de obras.
Quais são as vantagens das esquadrias de PVC?
O cloreto de polivinila, mais conhecido como PVC, existe desde meados do século 20. Ele pode ser usado em portas, janelas, esquadrias, tubulações e muitos outros materiais de construção.
A capacidade isolante, a resistência à corrosão, o seu peso reduzido e a durabilidade do PVC são características importantes que não podemos ignorar.
Embora seus benefícios sejam muito variados, os principais dizem respeito ao seu alto grau de desempenho e longos anos de vida útil. Conheça agora outras vantagens:
– O PVC se posicionou no mercado como uma alternativa mais eficiente.
– As esquadrias de PVC estão disponíveis em uma ampla variedade de cores e não precisam ser pintadas.
– As esquadrias não exigem manutenção pós-instalação.
– A cor é distribuída por toda a esquadria e não apenas na superfície, por isso não risca com o tempo.
– O PVC não impede a instalação de vidros isolantes de diferentes espessuras.
Como são classificadas as esquadrias?
Em geral, as esquadrias de PVC podem ser classificados conforme a sua espessura e o número de câmaras internas. A combinação desses elementos tem impacto direto no coeficiente de transferência de calor entre um ambiente e outro. Ou seja, no grau de isolamento térmico.
As câmaras são pequenos espaços vazios no interior das esquadrias. Elas estão relacionadas com a eficiência energética que a janela terá. Para obter melhores parâmetros, os fabricantes de esquadrias de janela de PVC devem priorizar o alargamento adequado em relação ao número de câmaras.
Como são fabricadas?
Existem diferentes processos de fabricação de esquadrias de PVC para portas e janelas. Tudo é feito de acordo com a necessidade de cada cliente. O importante é que o fabricante opere sob rígidos padrões de qualidade que garantam a satisfação do consumidor.
Além da matéria-prima principal (PVC), é possível adicionar alguns insumos ao material para melhorar suas propriedades. A moldagem do plástico é realizada por meio de um processo de extrusão. Em seguida, segue para a fase de perfilagem, na qual o contorno de cada peça é refinado até atingir a forma desejada.
As próximas etapas incluem dimensionamento, resfriamento, coextrusão e corte. É importante realizar controles rígidos antes, durante e após o processo de fabricação, para garantir a qualidade do produto final.
Ao contrário de outros materiais, o PVC não requer nenhum tipo de ferramenta especial para ser trabalhado. As esquadrias para portas e janelas podem ser facilmente cortadas, aparafusadas, perfurados e serradas como a madeira, por exemplo, portanto, o PVC também é considerado um material amigo do carpinteiro.
PVC vs. cPVC
Assim como o uPVC, o cPVC é um primo próximo do PVC. Todos os três produtos são termoplásticos, mas enquanto o uPVC é o PVC que foi alterado pela omissão de plastificantes, o cPVC foi alterado por uma reação de cloração por radicais livres que aumenta seu teor de cloro. Essa simples modificação torna o cPVC capaz de suportar temperaturas mais altas .
O PVC é classificado para uso em temperaturas de até 140°F, enquanto o cPVC é classificado para temperaturas de até 200°F. Isso torna o cPVC mais adequado para sistemas de água quente do que o PVC.
Conheça a Fin Esquadrias
As construtoras que transformam em realidade projetos arquitetônicos para clientes que desejam construir ou reformar imóveis, precisam conhecer a Fin Esquadrias. Todos os nossos produtos atendem as diferentes exigências da arquitetura atual. São Janelas, Portas, Esquadrias de PVC entre outros com design arrojado, proporcionando mais qualidade, funcionalidade e satisfação aos clientes. Nossos projetos personalizados são elaborados para deixar seu ambiente em perfeita harmonia.
Localizada em Flores da Cunha, a Fin Esquadrias atende toda a Serra Gaúcha, litoral e grande Porto Alegre.
Veja também: Portas internas de PVC, mais requinte para o ambiente